Projeto catarinense Saberes Manuais é destaque no Inspiramais – Salão de Design e Inovação de Materiais realizado em SP

Eco design, saberes manuais, novas tecnologias e muita inspiração. Assim é o InspiraMais – Salão de Design e Inovação de Materiais, realizado na cidade de São Paulo. Eu não conheço o evento que já está na 14ª, mas juro que fiquei com muita vontade. Só que agora ficará para uma próxima oportunidade porque o evento começou ontem e encerra hoje.

Fiquei sabendo que o projeto catarinense Saberes Manuais é um dos destaques do Salão. O projeto em parceria com o Sebrae e Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) visa na sua proposta de unir responsabilidade social, sustentabilidade e consumo consciente, desenvolvendo sistemas positivos para a criação da moda brasileira.

Na exposição a iniciativa do artesão Alexandre Heberte em parceria com empresa de fios Círculo S.A. e o Estúdio de Inovação Ratorói chamou a atenção do público. O objetivo é apresentar novos caminhos para a moda e o design.

Para a mostra, os fios de algodão da Círculo S.A. foram reinterpretados por meio do olhar de Alexandre Heberte, um artista têxtil, que aplica as tramas irregulares. Ele denominou o trabalho de renda aérea (foto abaixo).

“Me aproprio das técnicas tradicionais da tecelagem, da renda e do bordado, para construir minhas tessituras”, explica o artesão.

Inspiramais - Foto André Guse Barbi / RatoRói

Também nesta edição do projeto Saberes Manuais a Ratorói (de Jaraguá do Sul) realizou um trabalho em parceria com a artista têxtil Clarice Borian, a Insecta Shoes (sapatos ecológicos e veganos, ou seja, feitos a partir de tecidos tecidos e estampas de modelitos abandonados no passado e sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal) e o Grupo organizado pela Ana Claudia da Silva para fiação e tecelagem da fibra de banana.

O resultado é o calçado Vagalume (foto abaixo), para dias de pouca luz. A narrativa é da artista Clarice Borian que acredita que todo mundo tem uma luz interna, basta acendê-la.

Inspiramais - Foto André Guse Barbi / RatoRói
Inspiramais - Foto André Guse Barbi / RatoRói
13533056_1168268523224844_6726318355514953797_n
O Inspiramais envolve associações e cooperativas, grupos de artesãos, designers, artistas e empresas. Nesta edição, o tema é a palavra africana “Ubuntu”, que significa “somos o que somos porque todos nós somos”, que representa o conceito de colaboração e o compartilhamento. O Inspiramais aborda a diversidade da cultura brasileira por meio de palavras, gestos, músicas, danças, cores e técnicas artesanais.

No Salão, os visitantes podem têm acesso às principais tendências de materiais para calçados, bolsas, acessórios, vestuário e móveis para o Inverno 2017, orientadas sob o olhar do estilista Walter Rodrigues.

O evento realizado no Centro de Eventos ProMagno, na Rua Samaritá, 230, Casa Verde, em São Paulo, encerra nesta terça, 28 de junho.

Fotos: André Guse Barbi / Ratorói

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.