Ana Luiza Tomazi e a beleza do imperfeito na CASACOR SC 2019

A arquiteta Ana Luiza Tomazi, 29 anos, acaba de estrear na CASACOR SC Florianópolis. Mas, além de mostrar o projeto do quarto Unplugged, a profissional também levanta um debate em tempos de excessos nas redes sociais.

“A inspiração surgiu por meio de uma reflexão pessoal sobre a necessidade que temos de provar, expor e parecermos perfeitos nas redes sociais. Muitas vezes, o espectador encara aquele conteúdo como verdade absoluta, esquecendo de trazer para sua realidade o que é essencial e o que faz sentido para sua vida”, afirma Ana Luiza.

O dormitório, segundo a profissional, foi pensado para um jovem casal com uma rotina profissional acelerada. Para criar o espaço de puro relaxamento, Ana imprimiu um pouco da filosofia japonesa Wabi Sabi, de aceitar a imperfeição e aproveitar ao máximo a vida. Wabi é definido como “simplicidade rústica” e Sabi é “ter prazer no imperfeito”. Com isso, a arquiteta explorou os materiais naturais, a assimetria nas formas, as texturas e os volumes do ambiente, que tem 22 metros quadrados.

O teto arredondado foi feito em gesso e a pintura remete ao concreto aparente. Nas paredes, foram utilizadas lâminas de madeira natural diferentes e não-uniformes. O revestimento para parede, que comporta uma estante ligada ao armário de duas portas de palha e madeira, foi escolhido por ser irregular, tanto nas bordas quanto no tom de cada peça.

O verde da cômoda é o único ponto de cor mais intenso da paleta, que explora o cru e o natural. Os tecidos utilizados nas cortinas, na roupa de cama e nos sofás são linho, que são mais sustentáveis e causam menos impacto ambiental. O tapete kilim é confeccionado manualmente.

A iluminação é controlada por automação e dimerizada, criando diferentes cenários. O projeto luminotécnico minimalista foi feito em parceria com a arquiteta Francine Cardoso, e prioriza a luz indireta, sem pontos no teto, proporcionando assim um espaço aconchegante e confortável.

O décor também segue a linha despretensiosa, com livros dispostos na estante e quadros, presos e apoiados nas paredes.

“O debate que proponho aqui é importantíssimo, principalmente para que as novas gerações compreendam o conceito. Somos uma geração despreparada de opinião para esse universo. Não sou contra redes sociais nem influenciadores, pelo contrário, acho que precisamos ter consciência e domínio do que queremos ser em vez de criar expectativas que poderão se transformar em frustrações”, analisa.

Fotos: Mariana Boro
Texto: Comunicação Ana Luiza Tomazi

Agende-se

O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019
QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h
Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.
ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.
INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)
https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.