Caffè D’Oro na CASACOR SC resgata o jeito italiano de viver a cozinha

Ambiente da arquiteta Cristiana Bez Delpizzo e do designer Giovani Bez Delpizzo na CASACOR SC Florianópolis transporta a personalidade do bisavô paterno dos profissionais para uma cozinha dos tempos atuais. O local, para um legítimo italiano, era o local preferido da casa.

Foi a caricatura do bisnonno que trouxe à tona toda uma história de família para o projeto da mostra. O desenho, pintado pelo artista catarinense Willy Zumblick, parte da herança que ficou com Gio, transportou os irmãos e sócios para o século 20. Mesmo sem conhecê-lo em vida, eles o cultivavam na memória. Foram muitas histórias contadas pelo avô e mesmo o pai, lá nos idos e passados anos 1900 sobre os feitos de seu Antonio Delpizzo.

“Nosso bisavô fazia da cozinha da casa o centro de toda a vida. Lugar onde adorava fazer seus pães e tomar café – sua bebida favorita. Quando olhamos para essa tela, o início de todo o projeto, veio a vontade de imaginar como seria esse mesmo local, só que no nosso século. Então trabalhamos a personalidade do nosso bisnonno atualizando a cena para os dias atuais”, conta a arquiteta Cris Bez Delpizzo.

O layout proposto, na metragem de 50 metros quadrados, foi inspirado nos tons do café. Por isso, o predomínio de terrosos na cartela de cores e pitadas certeiras do dourado, cor que para a dupla representa os anos áureos da produção de café no Brasil. Daí surgiu o nome da cozinha Caffè D`Oro.

“Fizemos um ambiente que pudesse incorporar este conceito de convivência coletiva dentro da cozinha, seja com poltronas para conversas mais reservadas próximas à estante com livros, seja numa mesa para as refeições onde se passam longas horas de papo solto. Ou mesmo, seja numa bancada incorporada à ilha, equipada com banquetas para um bate-papo entre e durante o processo de preparação dos alimentos. Temos vários ambientes em um só local, o que traduz muito bem a cozinha italiana”, explica o designer Giovani Bez Delpizzo.

Segundo os profissionais a personalidade do bisavô materializa cada centímetro e detalhes presentes no projeto. A seleção dos móveis e peças explora a tipologia dos móveis contemporâneos em cores e materiais que evidenciam a alma clássica da narrativa contada. Tudo isso, sem datar a composição de forma evidente.

Na parede, destaque para a obra de Jullian Galasch, que pintou a tela especificamente para a cozinha Caffè D’Oro

O bisavô Antonio Delpizzo por Willy Zumblick

A tela de 46x33cm do bisavô, arte do catarinense Willy Zumblick, ganhou um local especial, estrategicamente, ao lado de duas poltronas. A intenção foi montar uma cena de uso diário, como se seu Antonio por ali sentasse todos os dias, acompanhado de um bom livro e café. O canto foi eleito pelos profissionais como “a alma do ambiente”.

Antonio Delpizzo, bisavô de Giovani Delpizzo e Cristiana Delpizzo, foi pintado pelo artista catarinense Willy Zumblick sobre um papel de pão, uma referência à profissão do bisnonno que era padeiro

Conexão com o presente

A automação entra para facilitar a vida e também propor uma experiência com os visitantes da CASACOR SC. “Desenvolvemos perguntas e respostas específicas sobre a cozinha Caffè D’Oro: “Quem pintou o quadro da parede? Por que a cozinha se chama Caffè D’Oro? são alguns exemplos. Os visitantes terão acesso a uma ficha contendo todas essas questões e poderão perguntar diretamente ao Google Home, trazendo assim mais informação, interação e conexão com o espaço”, explica a dupla.

Certamente Antonio Delpizzo aprovaria a praticidade dos dias de hoje.

Os irmãos Cris Delpizzo e Giovani Delpizzo, ela arquiteta e ele designer, fizeram uma homenagem ao bisavô paterno no projeto da cozinha Caffè D’Oro para a CASACOR SC 2019
Foto Carlos Alves, Divulgação

Fotos: Mariana Boro
Texto: Comunicação Delpizzo Arquitetura

Agende-se

O QUÊ: CASACOR Santa Catarina/Florianópolis 2019
QUANDO: 15 de setembro a 27 de outubro – Terça a Sexta, das 15h às 21h
Sábados e feriados, das 13h às 21h – Domingo, das 13h às 19h. O evento não abre às segundas-feiras.
ONDE: Empreendimento Cidade Milano (Av. Mauro Ramos, 1512, Centro, Florianópolis). Estacionamento no local.
INGRESSOS: R$ 50 / R$ 25 (meia, necessário comprovante)
https://casacor.abril.com.br/mostras/santa-catarina/

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.