Mostra Artefacto em Balneário Camboriú apresenta ambientes para ver, ouvir, sentir, tatear, degustar – e inspirar

Quando a Artefacto instituiu o formato “ambientes assinados” em seu showroom, há mais de 20 anos, o panorama, tanto do ponto de vista do consumo, quanto da percepção do mercado, era bem diferente da forma como se apresenta hoje. Sem dúvida, o modelo ajudou a reconfigurar o setor mobiliário no país. 

Hoje, a Mostra Artefacto ganhou espaço notório no calendário oficial das grandes exposições do setor. A mais nova expo foi lançada em Balneário Camboriú (SC), onde profissionais apresentam propostas contemporâneas, produzidas e arranjadas exclusivamente a partir do acervo da grife. Os espaços interpretam os cinco sentidos: a visão, o olfato, a audição, o paladar e o tato.

“Os sentidos definem as experiências que temos na vida e as memórias que carregamos. As personas e suas interações consigo próprias, com os outros e com o planeta assumem o protagonismo nos ambientes inspiradores assinados por grandes profissionais”, explica Paulo Bacchi, CEO do brand que, esse ano, aposta nos “5 senses” como tema de sua exposição, que vai rodar todo o país em versões regionais.

No showroom de Balneário Camboriú participam os profissionais Ana Claudia Guerra, Phillippe Siarcos, Athos Peruzzolo, Daniele Carneiro, Carol Lopes, Deisi Priori, Fernanda Eicke, Lili e Geogea Golunski, Mariana Pesca, Maurício Christen, Claudio Schramm, Sibele Ristow Wodzinsky, Vanessa Larré, Fernanda Debeterco e Samantha Sperotto.

Os lançamentos assinados pela arquiteta Patrícia Anastassiadis, diretora criativa da marca, Edition 2019, também estão expostos na ambientação dos espaços projetados pelos profissionais convidados.

Mostra Artefacto – Ambientes

Ana Claudia Guerra e Phillippe Siarcos@guerrasiarcos

Os sócios apaixonados pela busca incessante de inspiração em diferentes culturas e com olhar apurado para o design conceberam em sua terceira Mostra Artefacto um espaço de 86 metros quadrados distribuídos em hall de entrada, sala de jantar, living e quarto. O ambiente descortina uma paleta mais neutra, pontuada por tons terrosos e iluminação intimista.

Foto Salvador Cordaro

Athos Peruzzolo e Daniele Carneiro@arquitetoathos

Estreantes na Mostra Artefacto, eles assinam a área gourmet de 40 metros quadrados. “O ambiente é composto por cozinha funcional, um lugar para refeições, e living conectado à adega. É possível aflorar os cinco sentidos por meio de eixos lineares, direcionando o olhar por todo espaço”, explicam.

Foto Fábio Jr. Severo

Carol Lopes@arqcarollopes

Nesta segunda participação na Mostra Artefacto, a profissional se inspirou na nova cartela desert para o mobiliário da marca. “No dia da escolha dos produtos, a paleta com tons terrosos veio à tona e, com ela, a vontade de criar um ambiente de base monocromática que realça a percepção visual para os detalhes no mix and match de materiais e outras cores”, explica.

Carol Salvador Cordaro

Deisi Priori@priorideisi

Em seu début na Mostra Artefacto, a profissional assina o lavabo destrinchado em um espaço de 14 metros quadrados. O móvel da grife foi apresentado de forma a explorar várias possibilidades de uso.

Foto Salvador Cordaro

Fernanda Eicke@fernanda.eicke.arq.interiores

Para sua quarta participação, a arquiteta criou um dormitório com closet, bancada-bar e um pequeno living desenrolados em 39 metros quadrados. A mesa componível Brass, o módulo Discovery e o banco Nomade roubam a cena do décor.

Foto Fábio Jr. Severo

Lili e Geogea Golunski@liligolunski

Para a estreia na Mostra Artefacto, os 50 metros quadrados compostos por living integrado com jantar – e que vira sala de jogos – tiveram inspiração em um refúgio urbano nos Hamptons, pontuado por seleção primorosa de mobiliário para traduzir um lifestyle chique à beira-mar.

Foto Fábio Jr. Severo

Mariana Pesca@marianapescaarquitetura

Estreante na Mostra Artefacto, a arquiteta pensou em um espaço não-convencional fugindo do que a forma ortogonal, cúbica e estática induzia. “O ambiente configura-se dentro de uma área de aproximadamente 40 metros quadrados, como um espaço de living e jantar, complementado por um bar de apoio. Todas essas ambiências compõem-se pelo mobiliário da Artefacto, entre os quais pudemos selecionar modelos, texturas, formas e cores que dialogam com o conceito visual que prevíamos”, explica.

Foto Fernando Willadino

Maurício Christen e Claudio Schramm
@claudiomschramm e @mauriciochristen_interiores

Na primeira participação, a dupla entrega um living com jantar de 40 metros quadrados. Com as paredes quase todas revestidas em madeira, os tecidos estabelecem elegante harmonia junto aos quadros e lembranças de um colecionador experiente.

Foto Fábio Jr. Severo

Sibele Ristow Wodzinsky@sibelewodzinsky_arquiteta

A arquiteta exibe em sua primeira participação na Mostra Artefacto um living e dormitório de 30 metros quadrados, todo composto por móveis Beach & Country. O espaço abusa da leveza, do aconchego, dos tons claros e da sofisticação. A curadoria do mobiliário foi minuciosa e conta com detalhes de couro, madeira e fibras naturais.

Foto Fábio Jr. Severo

Vanessa Larré, Fernanda Debeterco e Samantha Sperotto@vanessalarrearq

Nesta quarta participação consecutiva, Vanessa Larré, ao lado das arquitetas Fernanda Debeterco e Samantha Sperotto, assina o loft 5 sentidos+1. O espaço estimula os visitantes por meio de materiais, texturas e iluminação. “Somos amantes das cores, mas, de forma inédita, escolhemos nosso mobiliário inteiramente branco, que por definição é a união de todas elas”, explicam.

Foto Salvador Cordaro

SERVIÇO

Mostra Artefacto Balneário Camboriú – 5 Sentidos
Av. do Estado, 4770 – Centro, Balneário Camboriú, Santa Catarina
Informações: (47) 3264-9505

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.