Fofys Factory apresenta exposição de bordados contemporâneos feitos à mão em Florianópolis

Carol Grilo, artista de Florianópolis e que já admiro há alguns anos, sempre trazendo fofurices pra gente com a sua FofysFactory. Isso porque a partir do dia 12 de agosto, sexta-feira, será aberta a exposição Torrado, Coado, Bordado, no Coffee & Shop 18, no Itacorubi, em Florianópolis. Na oportunidade ela apresentará um pouquinho do seu trabalho em bordados feitos à mão, em um linguagem contemporânea. A seleção de trabalhos tem o café como tema e é resultado de uma pesquisa da própria autora. As referências à bebida são materializadas em quadros com ilustração e design aplicados às técnicas tradicionais de bordado.

“O bordado é uma técnica antiga, mas que impressiona até os mais jovens. Gosto muito da textura que ele apresenta e penso que imprime claramente o tempo que se leva para fazê-lo. Por isso é tão valorizado”, explica Carol.

Aliás, Carol Grilo faz parte de uma nova geração de artistas que emprega uma abordagem contemporânea a artes tradicionalmente femininas e com linguagens visuais arraigadas.

bordado
bordado
“Hoje artistas plásticos e crafters transmitem mensagens de nosso tempo por meio do bordado, que geralmente estávamos acostumados a ver em desenhos ingênuos”, afirma.

Os 11 trabalhos feitos à mão especialmente para esta exposição foram desenvolvidos no período de um ano e refletem uma linha criativa que Carol vem perseguindo desde então. Quase todos misturam imagens com frases bordadas em tecido – alguns desenhos valorizam o traço, outros áreas de cor. Para os textos, ela usa referências de tipografia e de caligrafia. A relação dela com as técnicas manuais vem da infância.

“Nem sei o que responder quando me perguntam como aprendi a bordar. A verdade é que desde muito pequena já observava minha mãe fazer trabalhos manuais e a ajudava em pequenas coisas. Mais tarde, quando resolvi utilizar essa técnica nos meus trabalhos, notei que já sabia bordar.”

Há onze anos, as duas fazem manualmente os produtos da FofysFactory, em que buscam diferenciar-se pelo design, combinando estampas e apliques. A maioria dos trabalhos em exposição está à venda.

SERVIÇO:
Exposição Torrado, Coado, Bordado
Abertura: 12 de agosto, sexta-feira, às 19h
Visitação: de 12 de agosto a 2 de setembro, de segunda à sexta, das 8h30 às 19h.

Onde: Coffee & Shop 18: rua Professor Acelon Pacheco da Costa, 64, loja 3 · Itacorubi, Florianópolis

expo-bordado-carol-grilo-convite

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *