Feito Casulo na cozinha e a receita da vez: risoto de lula e gorgonzola

Sabe aquela frase que uso como mantra e que está aqui na “bio” do meu Blog Feito Casulo?

Não existe mais talvez no meu caminho, ou já sei ou adivinho onde mora o meu prazer.”

Não é minha esta frase, mas do compositor Nei Lisboa. Eu, na verdade, a incorporei. Ela tem tudo a ver comigo, com este amadinho blog, com a vida que levo e pretendo levar adiante. Cozinhar é um dos meus prazeres, lembram? Por isso, decidi fazer este post com uma receitinha que adoro preparar aqui em casa. E como os amigos adoram quando faço post das fotinhos dos pratos nas redes sociais, decidi dividir a receita por aqui.

Vamos ao momento cozinha terapia, afinal cozinhar é uma arte. A minha arte desta vez é o risoto de lula com gorgonzola. Eu adoro fazer e comer risoto. Anota aí e veja se anima a ir para a cozinha preparar este prato fácil de fazer e delicioso.

Ingredientes:

Dois dentes de alho e uma cebola grande
2 xícaras de arroz arbóreo (próprio para o risoto)
Azeite de oliva
Um cálice de cachaça artesanal
Uma colher de chá de açafrão em pó
Caldo de camarão (pronto ou feito em casa com a cabeça de camarão cozida)
Sal a gosto
Meia xícara de manteiga
800 gramas de lula cortada em anéis (se os anéis são muito grandes, eu corto eles porque fica melhor para comer)
1/3 de xícara de queijo gorgonzola
Meia xícara de queijo provolone ralado
Tempero verde (cebolinha e salsinha)

Modo de preparo:

Coloque o azeite de oliva na panela e refogue o alho e a cebola. Junte as xícaras de arroz e deixe fritar um pouco, por uns dois minutos. Regue este arroz com o cálice da cachaça e mexa por aproximadamente mais um minuto. Vá acrescentando aos poucos o caldo de camarão já quente (pode ir colocando conchas e ir mexendo e a medida que seca a água coloque mais). Acrescente o açafrão em pó para incrementar o sabor e dar o colorido ao arroz, que ficará amarelinho. Durante este processo da água, aproveite para provar e se achar necessário coloque sal. O arroz deve ficar al dente (nem duro, nem mole demais e sim comestível rsrsrsrs). Se ver que o arroz já está no ponto, lembre-se de não deixar secar demais a água O arroz deve estar macio e fácil para que você mexa dentro da panela. Aí chegou a hora de acrescentar a lula cortada em anéis (você pode temperar a lula com um pouco de sal antes também de jogar na panela). Escorra bem a água da lula, porque ela solta bastante na panela. Vá mexendo os ingredientes na panela, caso contrário o arroz pode grudar no fundo. Eu costumo ir molhando, colocando pouca água para ir mexendo. Em menos de cinco minutos a lula deve estar no ponto. Daí você pode desligar o fogo e acrescentar manteiga gelada cortada em cubos, o gorgonzola em lascas (eu guardo no congelador e corto os pedaços pouco tempo antes de jogar na panela) e o provolone ralado. Mexa bem e por último acrescente o cheiro verde. Eu costumo tampar a panela e deixo o risoto descansar uns cinco minutos. Depois é só cair de boca. Sou suspeita porque amo risoto.
Ah, eu porque desta vez não tinha camarão em casa, mas se quiser incrementar, pode colocar camarão no mesmo momento da lula. Eles cozinham muito rápido. Hummmm. Espero que gostem! Bom apetite. Ahhh, esta receita aí serve umas quatro pessoas ou duas bem comilonas. rsrsrsrs

casulo na cozinha - risoto de lula e gorgonzola
Confira outras receitas do Feito Casulo na cozinha:

Brownie de chocolate

Bolo diferente de banana

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.