Feiras em SP: é tempo de garimpos do setor do décor e afins

6659-Modificada3.jpg

Há 10 anos atuando como jornalista da área de decoração, bem sei que esta é a época onde a capital paulista vira o centro das atenções quando o assunto é o “garimpo” em design de mobiliário, acessórios decorativos, complementos e utilidades para a casa. Isso porque São Paulo entra no calendário da realização de importantes feiras do segmento. Ou seja, todos os caminhos levam a Sampa. Eu mesma já visitei algumas das feiras e, confesso, nas primeiras vezes não foram nada fáceis. É tanta informação, lançamentos, repetição de produtos (muito do mesmo) que eu ficava meio perdida, deslocada. Depois de algumas coberturas, também confesso que as visitas tornaram-se mais assertivas, com foco e olhar seletivo.

O segredo é o garimpo, a curiosidade, a seleção. São nestes momentos que encontramos coisinhas diferentes. Já adianto e quem costuma ir já se sabe: se bate muita perna, afinal são corredores e corredores de expositores, com direito a mapas para localização das grifes participantes de vários estados brasileiros e – no caso das maiores feiras – também do exterior. Eis aí as importadoras, que sempre fizeram sucesso com seus produtos tecnológicos, criativos e funcionais. Neste ano, porém, sei não como será a participação das importadoras, afinal, com a moeda estrangeira nas alturas, acho que o negócio está na vibe “do mar não está pra peixe”.

edge-facebook.jpg

Eu sempre procuro garimpar alguma novidade, espiar o que realmente as marcas têm de lançamento e também tento valorizar o que as empresas catarinenses produzem e apresentam nas feiras (sim, tem expositores made in SC nos eventos). Mas tem também o outro lado, empresários daqui do Estado que frequentam essas feiras para fazer compras pensando em incrementar e renovar suas lojas com o que há de novo. Digamos que os eventos reúnem as principais referências, a moda casa do momento e vai de cada um pincelar o que tem mais a ver com o seu negócio.

Por isso, vale lembrar: as feiras têm entrada limitada a lojistas de móveis e objetos de decoração, arquitetos, designers, decoradores e imprensa. Yes, foi nesta última que entrei. Uhullll. Foram algumas idas a SP. Desta vez, nada programado, mas vou acompanhar a distância o que vem por aí. Tô de olho!

02

Vamos agora ao calendário deste primeiro semestre das feiras de décor e afins, depois de tanto blablablá.

6ª ABUP MÓVEL – Mobiliário e Complementos
De 15 a 18 de fevereiro, no Centro de Eventos Pro Magno, Casa Verde, São Paulo.
Dando sequência à série “Arte e Decoração” a coordenação do evento convida o designer e artista catarinense Pedro Lamin para desenvolver a comunicação visual do 6º ABUP MÓVEL. Pedro Lamin é de Balneário Camboriú, é ilustrador e propõe uma brincadeira com elementos de arte urbana aplicados à decoração, resultando uma estética surpreendente.
Mais informações: abup.com.br

Holaria-Collection-Columba-Columbina-02

6ª PARALELA MÓVEL – Feira de design em mobiliário
De 15 a 18 no MuBE, no Museu Brasileiro da Escultura, São Paulo.
Endereço: Avenida Europa, 218, Jardim Europa, São Paulo.
A 6ª edição da feira é ponto de encontro entre criadores, grandes marcas e compradores de todo país. Na Paralela Móvel, as principais tendências e inovações do mercado mobiliário, de novas formas a novos método os de criação.
Mais informações: paralelamovel.com.br

casa costillas (13).JPG

21ª ABIMAD – Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração
Em 2016 evidencia o tema: “Inovação e transformação – REINVENTE-SE”
De 16 a 19 de fevereiro, no Expocenter Norte.
Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo.
Mais informações: abimad.com.br

aparador tree

29ª PARALELA GIFT – Novidades em arte, design contemporâneo e moda
De 26 a 29 de fevereiro, no Centro Ohtake Cultural, São Paulo.
Rua Coropés, 88, Pinheiros, São Paulo.
Reconhecida por compradores e lojistas por seu compromisso com a originalidade e criatividade e pela sua visão apurada em descobrir novas marcas, designers e produtos inovadores.
Mais informações: paralelagift.com.br

minicama_oeste_rio_grade_frontal_branco

28ª CRAFT DESIGN – Decoração, design e arte
De 27 de fevereiro a 1º de março, no Centro de Convenções Frei Caneca.
Rua Frei Caneca, 569 – 4º andar, São Paulo.
Mais informações: craftdesign.com.br

cadeira-as-03

32º ABUP SHOW – Arte e Decoração
De 27 de fevereiro a 1º de março, no Centro de Eventos Pro Magno, Casa Verde, São Paulo.
Esta edição aposta no mundo lúdico de Edu Cardoso. O artista, convidado para desenvolver a identidade visual que ilustra todas as peças da campanha do evento, mora em Avaré/SP e cria quadros inspirados em mitos e lendas que habitam o imaginário popular.
Mais informações: abup.com.br


52ª GIFT FAIR e 19º D.A.D. – Salão de Decoração, Artesanato e Design

De 28 de fevereiro a 3 de março, no Expo Center Norte, em São Paulo.
Com aproximadamente 700 expositores, os dois eventos simultâneos reúnem fabricantes nacionais e importadores dos setores de mesa posta (tableware), utensílios de copa e de cozinha (kitchenware) e de objetos para o lar (houseware).
Mais informações: laco.com.br

FT_IMG_7755_7754

ABUP TÊXTIL – Tecidos e acessórios para a casa
De 17 a 20 de março, no Centro de Eventos Pro Magno, Casa Verde, São Paulo.
Surgiu como o novo e principal evento do setor têxtil para casa. Tecidos e acessórios para decoração compõem o mix de produtos que serão apresentados durante a feira.
Mais informações: abup.com.br

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *