Plantação de marcarrões coloridos

+ de arte urbana

Natal, no Rio Grande do Norte, foi palco para a obra artística do criciumense Joelson Bugila (foto). Seu projeto Plantação da Forma do Vento, selecionado entre 197 candidatos de todo o Brasil, fez parte da programação do Arte Praia 2014, evento que apresenta anualmente intervenções de arte na orla urbana da capital potiguar.

Bugila, que hoje tem residência fixa em Florianópolis, desenvolveu na Praia do Forte (em Natal) uma instalação efêmera com 1.350 macarrões coloridos, a base de espuma. O resultado do processo criativo pode ser conferido no último final de semana, quando a cidade recebeu alguns jogos da Copa do Mundo de Futebol.

– O vento foi meu parceiro nesta intervenção, influenciando no movimento das espumas, criando uma forma, um desenho único. A instalação tem o propósito de aproximar a população com a arte contemporânea, provocando situações reflexivas em seus habituais espaços de convivência – festejou o artista.

O bacana da instalação, ainda segundo Bugila, foi toda a troca durante o processo de montagem e desmontagem da arte. Entre algumas pessoas que Bugila conheceu está o professor Miltão, que ministra aulas de hidro na piscina natural da Praia do Forte em Natal.

– Fizemos uma ação conjunta na desmontagem da obra. O professor convocou um aulão com a comunidade e fizemos a doação dos macarrões – disse Bugila. 

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *