Releitura de bolo Formigueiro

Ufa, final de semana batendo na porta. Depois de dias de pura dedicação à academia e ao trabalho, é hora do bel prazer! Abri uma garrafa de vinho, minha bebida preferida, e estou aqui, filosofando neste blog que, para mim, é puro momento de prazer. Falo daquilo que gosto, das coisas belas, do que me motiva. Cada um tem a sua motivação, o FEITO CASULO é uma das minhas. Por isso, quando fico um período sem postar, não é porque quero… procuro sempre algo que me conquiste, que tenha um Q a mais, particularmente. Não vou mentir que o dia a dia é corrido, afinal, garimpo muitos outros blogs, muitos sites, até escolher o que dividir com vocês. Isso leva tempo!!!! Nem sempre é assim, mas sou feliz em dizer que a maioria dos posts tem a ver comigo.

Nessa onda de falar sobre aquilo que me inspira, que me dá prazer, mais do que a imagem, são as histórias… como é o caso deste BOLO FORMIGUEIRO, com sabor de antigamente. Encontrei no blog ‘mais que lindo’ The Cookieshop‘. segundo a autora do blog, a receita faz parte do livro que a mãe dela tinha. Inclusive, muitas das receitas tinham a letra dela, foram escritas por ela.  Essa, do bolo Formigueiro, era obra da Conceição, uma empregada de uma amiga da mãe da blogueira. Ela já tinha uma certa idade – diziam que ela era freira e tinha largado o convento, e acabou indo trabalhar como doméstica, daquelas que moram na casa.

Resgatando histórias e sabores, a blogueira decidiu por esses tempos fazer uma releitura da tal receita. Hummmmm, juro que fiquei com vontade de copiar!!!

A receita é ipsis literis do blog the cookieshop.

Bolo Formigueiro (Conceição) – rende 24 cupcakes

  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 200g manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras de açúcar
  • 4 gemas
  • 100g de coco ralado seco (um pacotinho)
  • 1 xícara de leite
  • 50g chocolate granulado (ou granulados coloridos)
  • 4 claras batidas em neve

Para o bolo

Preaqueça o forno a 180°C. Coloque forminhas de papel em duas formas para muffins de 12 buraquinhos. Reserve.

Em uma tigela grande, peneire a farinha e o fermento. Misture Bem. Reserve

Na batedeira, bata as claras em neve. Reserve.

Bata a manteiga e o açúcar até formar um creme branco e fofo. Junte as gemas, uma a uma, batendo bem a cada adição. Junte o coco ralado e bata para misturar. Junte a mistura de farinha, alternado com o leite (farinha/leite/farinha/leite/farinha). Misture o granulado.

Tire da batedeira. Junte as claras em neve, envolvendo cuidadosamente com uma colher grande para incorporar.

Encha as forminhas com a massa até 2/3 cheias. Asse por mais ou menos 20 a 25 minutos. Um palito deve sair seco quando espetado nos bolinhos.

Cobertura Cor-de-Rosa (fonte não identificada)

  • 1 xícara de água
  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 colheres de sopa de gelatina de sabor morango, cereja, framboesa, etc
  • 2 claras batidas em neve
  • 1 colher de chá de baunilha (não usei)

Misture muito bem a água com o açúcar e a gelatina e leve ao fogo para levantar fervura, e até que o açúcar esteja dissolvido. Adicione esta mistura lentamente às claras batidas em neve, batendo na batedeira em velocidade máxima, até obter a consistência de suspiro (levei uns 10 minutos, na Kitchen-Aid). Acrescente a baunilha e misture bem.

Na decoração desses cupcakes, usei um saco de confeitar com bico perlê bem largo, formando montinhos de cobertura, e polvilhei com açúcar cristal colorido.

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *