Design que vem da natureza

Se formos pensar, muitas são as possibilidades que a natureza oferece ao mundo do design de produtos. Ela não é apenas uma inesgotável fonte inspiradora, mas também geradora de matéria-prima para este mercado criativo. Hoje, mais do que a beleza e a funcionalidade atribuída à peça criada, está em voga o design inteligente, onde o desenvolvimento sustentável impera.

As embalagens criadas pelo designer israelense Tal Marco revelam essa máxima. Ele apresentou um projeto inovador que utiliza folhas de bananeira como embalagens para produtos diversos, principalmente alimentos. O trabalho foi mostrado no Dining in 2015, concurso de design organizado pelo site Designboom e pela empresa Macef, de Milão (Itália).

Oferecer uma alternativa ecológica e de baixo custo. Esse foi o propósito de Marco. As folhas da bananeira podem ser cortadas em moldes diferentes para embalar uma imensa variedade de objetos, alimentos e até presentes. A opção pela folha de bananeira vem da flexibilidade para criar as embalagens, que são facilmente abertas devido à tessitura da própria folha. No caso de alimentos, inclusive oleosos ou úmidos, a folha é ideal para embrulhá-los por causa de sua superfície impermeável e que parece encerada. Um luxo!

 

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.