Mais que produtos, são as pessoas e suas histórias! Assim é a Mostra Aroma, Sabor & ArteCatarina

Ontem passei pelo Beiramar Shopping e, descendo as escadas rolantes, vi o vão central cheio de peças lindas, pessoas que arrumavam os expositores para apresentarem seus produtos de forma ainda mais bela. Só fiquei muito triste de ter que ver apenas do lado de fora, porque a mostra só abriria à tarde, às 14h, e nesse horário, estou no jornal fazendo outros trabalhos. Hoje, porém, voltarei à noite, para ver tudo bem de pertinho. Aqueles mimos são de encantar! Não só pelo visual, mas pelo fato de saber como são feitos, por quem, da onde vem a matéria-prima, conhecer a história da criação… são produtos feitos à mão, com acabamentos preciosos, feitos por artesãos e produtores de agronegócio.

Para que entendam melhor:

A Mostra Aroma, Sabor & ArteCatarina, que iniciou a terceira edição no sábado passado, dia 16, é uma promoção do Sebrae/SC, com o objetivo de valorizar a produção artesanal. No espaço central do Beiramar Shopping encontram-se 27 núcleos, associações, cooperativas e empresas dos ramos de artesanato e agronegócio que irão comercializam uma variedade de peças com características singulares: objetos com rendas, tecelagem, velas, cerâmicas, quadros, fuxico, bambu, papel mashê, palha de milho, fibra de bananeira, entre outros, além de produtos como cachaças, vinhos de altitude, espumantes, conservas, biscoitos e mel (o único com um sistema de código de barras, onde digitando o número impresso a pessoa consegue ter acesso sobre a procedência do mel).

Na exposição, 1.040 pessoas são beneficiadas direta e indiretamente. Os artesãos e produtores rurais participam de Projetos dos Programas de Artesanato – ArteCatarina e do Agronegócio, ambos do Sebrae, onde recebem capacitação, apoio técnico e noções de mercado para tornar os produtos mais competitivos.

NOVIDADE NESTA EDIÇÃO

Genial esta ideia! 

Este ano o evento realiza, pela primeira vez, uma rodada de negócios do Programa Comércio Brasil, com a presença confirmada de importantes marcas como a Le Lis Blanc e a Tok Stok, que têm interesse em adquirir peças produzidas pelos artesãos catarinenses. Fala sério, não é bacana isso?

E mais: a entidade Mulheres do Frei criou, com exclusividade, uma cor para a Le Lis Blanc com o uso de extrato de beterraba. Tanto a Tok Stok quanto a Le Lis exigem produtos exclusivos.

Na mostra destacam-se alguns projetos premiados nacionalmente em feiras e concursos, como é o caso da Tranças da Terra (Joaçaba), Mulheres do Frei (Palhoça), Arte Serrana/Casa Catarina e Toca Tapetes (Araranguá), que teve peças premiadas na Gift Fair e TOP 100 – Prêmio de Gestão de Negócio do Artesanato.

Na área do agronegócio, destaque para o Projeto Turismo Étnico Cultural do Vale Europeu, com foco no turismo rural sustentável do Vale do Itajaí e para a certificação orgânica e a rastreabilidade do mel, conquistadas pelos produtores da Encosta da Serra.

NÃO DÁ PRA PERDER!

O quê: 3ª Mostra Aroma, Sabor & ArteCatarina

Onde: Vão central do Beiramar Shopping

Quando: de 16 de janeiro a 14 de fevereiro de 2010

Horário: das 14h às 22h

 Entrada gratuita

Você pode gostar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.